Skip to content

Uma análise sobre a Engenharia do Conhecimento

Implementar projetos de forma eficiente e produtiva não é uma tarefa fácil. O relacionamento entre membros da equipe pode ser bastante complexo e podem surgir disputas, pressão para realização de tarefas, falta de entrosamento entre membros da equipe, pensamentos diferentes sobre a forma de desenvolver, ou mesmo a escolha da tecnologia, entre vários outros. Afinal, o ser humano é complexo por ele só.

A Gestão do Conhecimento tem a finalidade facilitar o acesso e manter um gerenciamento sobre as informações em seus diversos meios. O conhecimento é a informação interpretada, ou seja, transformar o conhecimento implícito dentro das cabeças dos funcionários em um conhecimento explícito, podendo ser compartilhado por toda a organização.

Para podermos gerenciar este conhecimento é necessário o uso de ferramentas que vão além da administração de dados e de informações, possibilitando uma melhor e mais rápida geração, codificação e transferência do conhecimento. Como qualquer ferramenta, elas foram criadas para facilitar o trabalho, assim aumentando sua produtividade.

Sabendo como o meio reage às informações, podemos prever as mudanças e nos posicionar de forma para obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos e projetos da empresa.

Em uma definição resumida, pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo de disseminação e apropriação de conhecimentos por todos envolvidos, com o propósito de atingir a excelência dentro da organização.

A principal preocupação na área está na busca da melhoria de desempenho, na melhora dos processos e na criação de conhecimento.

Assim, através das ferramentas e tecnologias de informação e até mesmo uma boa comunicação, de forma geral, uma boa prática de gestão influencia direta e indiretamente o bom desempenho tecnológico, organizacional e financeiro de uma empresa.

Precisamos admitir que os conhecimentos da equipe são valiosos ativos, ativos intangíveis e confinados apenas na “cabeça” de quem os possui. Uma boa gestão desse conhecimento pode ser transferido a todos e assim elevando o nível da equipe.

Quando esse conhecimento não é gerido e o membro abandona a equipe, esse conhecimento é simplesmente perdido.

Published inEngenharia de Software

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *